MÉTODO RPG

 

1 INTRODUÇÃO

O método RPG, que significa Reeducação Postural Global, foi criado pelo fisioterapeuta francês Phillippe Emmanuel Souchard na década de 70.(SOUCHARD, 1986 e 1994).

Souchard trabalhou com François Mezieres durante 10 anos. Ela acreditava que os problemas músculo-esqueléticos e até alguns orgânicos provinham de encurtamentos das cadeias posterior e inspiratória.(SOUCHARD, 1986 e 1994) Souchard ampliou estes conceitos, criou outras cadeias musculares e posturas para tratamento das retrações ou encurtamentos destas cadeias..(SOUCHARD, 1986 e 1994).

 

2) PRINCÍPIOS DO MÉTODO RPG

  1. Os músculos estáticos hipertônicos devem ser alongados;
  2. Deve-se evitar o bloqueio em inspiração;
  3. Deve-se evitar as rotações internas, ao mesmo tempo em que se corrigem as lordoses do corpo todo.(SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

2.1 Conceito de hegemonias

Souchard considera que existem hegemonias que governam nosso corpo. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

São elas: respiratória, alimentar, estática e sexual..(SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

A função hegemônica mais importante é a respiratória. Sem ela não vivemos, e para executá-la é necessário o trabalho de contração muscular do diafragma e escalenos, motores primários da inspiração, e dos músculos acessórios, como esternocleidomastóideo, serrátil anterior, peitorais, paravertebrais torácicos, etc..

(SOUCHARD, 1986 e 1994).

 

A segunda função hegemônica mais importante é a alimentar, pois sem nos alimentarmos não sobrevivemos. Para realizá-la são necessários músculos fortes também, como os da cadeia anterior do ombro e ântero-interna do braço. (SOUCHARD, 1986 e 1994).

A terceira função hegemônica mais importante é a estática, realizada pelos músculos tônicos, de contração lenta, como os paravertebrais. (SOUCHARD, 1986 e 1994).

A quarta função hegemônica mais importante é a sexual, importante para a perpetuação da espécie. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

2.2 Conceito de cadeias musculares    

A existência das cadeias está relacionada à das hegemonias e princípios, pois músculos que trabalham constantemente precisam ser alongados para que possam realizar seu trabalho de forma adequada. Para que sejam alongados, devem sê-lo através de posturas, que colocam em tensão as cadeias musculares.

(SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

Cadeia inspiratória: formada pelo diafragma e escalenos, motores primários da inspiração, e dos músculos acessórios, como esternocleidomastóideos, serrátil anterior, peitorais, paravertebrais torácicos, etc.. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

Cadeia ântero-interna do ombro: formada pelos músculos subescapular, peitorais maior e menor. (SOUCHARD, 1986 e 1994).

Cadeia anterior do braço: formada por todos os músculos flexores do ombro, cotovelo, punho e mão. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

Cadeia posterior: formada por todos os músculos posteriores do corpo, como paravertebrais, glúteos, ísquiossurais, tríceps sural e pelos músculos da planta do pé.

Cadeia ântero-interna do quadril: formada pelo íleopsoas e pelos adutores. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

2.3 Avaliação

 

A avaliação é feita através do exame postural e do exame de retrações apresentadas pelo paciente. Retrações significam encurtamentos. Se uma pessoa apresenta pé plano, tem uma retração anterior, pois o músculo tibial anterior encurtado causa abaixamento do arco plantar. Se, ao contrário, os músculos da planta do pé, formadores da cadeia posterior estiverem encurtados, levarão ao pé cavo. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

Se a pessoa apresenta geno valgo também terá encurtamento da cadeia anterior pois os adutores, estando encurtados, provocam o deslocamento medial dos fêmures, causando o valgismo do joelho. Se, ao contrário, apresenta geno varo, terá uma retração da cadeia poterior. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

A hiperlordose lombar é causada por retrações das cadeias anterior e posterior, pois paravertebrais e íleopsoas encurtados causarão seu aumento. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

A hipercifose torácica significa retração da cadeia anterior,o que aumenta a convexidade posteior dorsal. A retificação da torácica, por sua vez, significa uma retração da cdeia posterior, pelo encurtamento dos paravertebrais dorsais. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

A coluna cervical retificada é resultado de encurtamento da cadeia anterior, e, a mesma com hiperlordose e protusão é resultado de encurtamento das cadeias anterior e posterior. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

O exame destas retrações e o restante do exame, onde são feitas perguntas a respeito do problema do indivíduo, avaliadas suas compensações e a partir dos quais são feitas a escolha postural estão representados no quadro abaixo:

 

Fonte: Souchard (1994) citado por Braga  (2009)

 

2.4 Conceito de posturas

As posturas existem para tratamento das cadeias, que tendem a ficar retraídas de acordo com patologias específicas.

As posturas são derivadas das cadeias anterior e posterior.

Posturas da cadeia anterior:

1-     Postura Rã no chão

2-     Postura de pé no centro.

3-     Postura de pé contra a parede.


RPG – Postura Rã no chão

 

 

Souchard (1986) citado por Braga (2009).

 

 

RPG – Postura de pé no centro                            RPG – Postura de pé contra a parede

 

 

                                 

 

Souchard (1986) citado por Braga (2009).

Posturas da cadeia posterior:

1-     Postura Rã no ar

2-     Postura sentada

3-     Postura de pé inclinada para frente.

 

RPG – Postura Rã no ar

 

Souchard (1986) citado por Braga  (2009)

 

 

 

RPG – Postura Sentada

Souchard (1986) citado por Braga  (2009)

RPG – Postura de pé inclinada para frente

 

 

Souchard (1986) citado por Braga  (2009)

 

2.5 A noção de globalidade no método RPG

A noção de globalidade foi introduzida no método RPG a partir do momento em que raciocina-se que as alterações são causadas não pelo encurtamento de músculos individualmente, mas pelo encurtamento de grupos de músculos. As retrações, ou encurtamentos, causam compensações. Ao se tratar dessas compensações através do alongamento em posturas, não há como o indivíduo lançar mão destas “compensações”, por isto o método é chamado campo fechado, global, e por isto seu resultado é  eficaz em termos de alinhamento postural global. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

Souchard defende que os músculos das cadeias devem ser alongados enquanto seus antagonistas serão automaticutomaticamente fortalecidos, pela existência da relação agonista-antagonista e pelo mecanismo do reflexo miotático inverso, onde, se um grupo de músculo é alongado seu antagonista é automaticamente fortalecido. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

As posturas sem carga (deitadas) são mantidas por um tempo longo, pois acredita-se que assim a efetividade do alongamento é maior.  (Aproximadamente 20 minutos)

 

As posturas com carga (de pé) visam maior correção postural e maior consciência postural e corporal. Como são de maior carga, devem ser feitas por curtos períodos de tempo, como, por exemplo, dois a três minutos. (SOUCHARD, 1986 e 1994)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1-      Braga, N H M. Apostila Teórica da disciplina Recursos Terapêuticos Manuais do curso de Fisioterapia da PUC- MG. Fevereiro de 2009.

2-      Curso de Reeducação Postural Global.São Paulo, Outubro de 1993 e Fevereiro de 1994.

3-      Souchard, P E. Reeducação Postural Global (Método do Campo Fechado). Editora Cone. São Paulo, 1986.